/ Academia Baiana De Educação

Até esta quinta-feira, 13 de maio, a pandemia do novo coronavírus contaminou 159.732.343 e matou 3.319.169 no mundo

No Brasil são 15.282.705 contaminados e 425.540 mortos. Ministério da Saúde suspende vacina de Oxford/AstraZeneca para a imunização de grávidas e puérperas

A estatística é da Universidade Johns Hopkins, de Baltimore, estado de Maryland, nos EUA.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 1,34 bilhão. No Brasil são 54.615.770 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).

Grávidas

Após recomendação da Anvisa, o Ministério da Saúde decidiu suspender o uso da vacina de Oxford/AstraZeneca para a imunização de grávidas e puérperas. A decisão ocorreu após a morte de uma grávida que recebeu o imunizante no Rio. Ainda não há relação confirmada entre o óbito e o medicamento. O ministro Marcelo Queiroga afirmou que a retirada do fármaco do plano vacinal de gestantes ocorreu por "cautela". De acordo com Queiroga, as grávidas elegíveis para vacinação, ou seja, com comorbidades, devem tomar a CoronaVac ou a vacina da Pfizer. Já mulheres que fazem parte do grupo e tomaram apenas uma dose do imunizante de Oxford não devem tomar a segunda.